Património
Palmela

Cineteatro S. João – Palmela 0 0 Votos

Email
cultura@cm-palmela.pt
Endereço
Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 2950-204 Palmela, Portugal
Telefone
Telemóvel
O que procura?
Cine-teatro, Concertos, Dança, Encontros, Espetáculos, Música, Palmela, Património, Portugal, RotaPalmela, Seminários
Acesso a Deficientes
Ar Condicionado
Grupos

Cineteatro São João – mais do que o ex libris da vila de Palmela, constitui um referencial por excelência do Concelho de Palmela.

A aposta da Câmara Municipal de Palmela neste empreendimento, no ano de 1989 – como no presente –, traduziu-se na clara convicção de estabelecer uma política cultural ao serviço da comunidade e de promoção da cidadania.A criação de uma rede de equipamentos culturais, a promoção dos agentes criativos locais, a defesa do património cultural, a democratização do acesso à cultura, o respeito pela diversidade estética, têm sido apenas alguns dos vetores referenciais seguidos pelo nosso Cine Teatro.A memória coletiva que o S. João encerra é, por si só, um estímulo para quem o gere: desafios como a preservação arquitetónica do edifício, manutenção, gestão e programação são testemunhos que assumimos empenhadamente.

O São João é, hoje, um equipamento cultural qualificado, polivalente, dinâmico, vivo, um espaço potenciador da criação, divulgação e produção cultural.

Situado no coração da vila de Palmela, o Cineteatro S. João é um edifício harmonioso e espaçoso, que se desenvolve em dois pisos e um terraço.

Constituído por uma Sala de Espetáculos (470 lugares, mais 10 lugares para pessoas com mobilidade condicionada), um Auditório, um bar, camarins, área de arrumos e de apoio ao palco, é servido por amplas zonas de estar e de circulação adaptáveis a espaço para exposições e ações de formação em diversas áreas artísticas.

Nos pormenores decorativos sente-se o propósito de reavivar as velhas facetas do artesanato local, dos portais em ferro aos gradeamentos das sacadas e arcadas, dos apliques aos lustres – sendo de destacar o enorme lustre da sala de espetáculos em ferro, forjado à mão.


 

Papel na vida cultural de Palmela

 
Durante vários anos, o Cineteatro São João desempenhou um papel de relevo na vida cultural de Palmela. Quando, em 1981, encerrou as suas portas ao público, todos se entristeceram com o facto de tão importante equipamento, implantado no coração da vila de Palmela, ficar completamente inativo.

Recusando esse “destino”, que alguns chegaram a temer como inevitável, a Câmara Municipal de Palmela adquiriu, em 1989, o Cineteatro São João com o objetivo de lhe devolver o seu papel de espaço cultural, colocado ao serviço da população do concelho.

Desde outubro de 1991, altura em que reabriu as suas portas, o Cineteatro São João não tem parado de multiplicar a sua atividade e de se afirmar como um importante recurso da comunidade, particularmente da comunidade educativa, dos artistas, dos criadores e dos projetos culturais locais.

É objetivo maior da Câmara Municipal de Palmela consolidar o Cineteatro S. João como uma infraestrutura qualificada, polivalente e dinâmica, potenciadora do aumento e da diversidade da oferta cultural, não apenas ao nível da divulgação mas, também, da criação e produção culturais.

O Cineteatro tem também um espaço multiusos onde se realizam exposições temporárias, atividades formativas e animações diversas. Tem ainda a possibilidade de ser convertido num pequeno auditório com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Tem como Companhia residente a “Dançarte”.

Da atividade regular deste equipamento destacam-se o Fantasiarte (Projeto de Educação pela Arte), a Semana da Dança, a Festa do Sapateado e a Eleição da Rainha das Vindimas.

 

Concluído processo de classificação do Cineteatro S. João como Monumento de Interesse Público

Está concluído o processo de classificação do Cineteatro S. João, em Palmela, como Monumento de Interesse Público e a fixação da respetiva Zona Especial de Proteção (ZEP), que visa salvaguardar o seu enquadramento arquitetónico e a sua ligação visual com o tecido urbano próximo e, em especial, com o Largo de S. João. A portaria 740-BR/2012, de 13 de dezembro de 2012, que classifica o Cineteatro S. João, foi publicada em Diário da República a 24 de dezembro de 2012 (D.R. 2º série, n.º248 – www.patrimoniocultural.gov.pt).

Ver mais
0
Serviço
0.0%
Preço
0.0%
Localização
0.0%
Qualidade
0.0%
Simpatia
0.0%
VER TODOS
CityZoom - A cidade em foco
A sua cidade como nunca a viu: divertida, animada, mexida. As notícias mais frescas, os sítios onde ir, o que fazer e visitar, onde comer e tudo mais que possa querer saber encontra aqui.