Património
/
Palmela

Cineteatro S. João – Palmela

Email
cultura@cm-palmela.pt
Address
Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, 2950-204 Palmela, Portugal
Keyword
Cine-teatro, Concertos, Dança, Encontros, Espetáculos, Música, Palmela, Património, Portugal, RotaPalmela, Seminários

Cineteatro São João – mais do que o ex libris da vila de Palmela, constitui um referencial por excelência do Concelho de Palmela.

A aposta da Câmara Municipal de Palmela neste empreendimento, no ano de 1989 – como no presente –, traduziu-se na clara convicção de estabelecer uma política cultural ao serviço da comunidade e de promoção da cidadania.A criação de uma rede de equipamentos culturais, a promoção dos agentes criativos locais, a defesa do património cultural, a democratização do acesso à cultura, o respeito pela diversidade estética, têm sido apenas alguns dos vetores referenciais seguidos pelo nosso Cine Teatro.A memória coletiva que o S. João encerra é, por si só, um estímulo para quem o gere: desafios como a preservação arquitetónica do edifício, manutenção, gestão e programação são testemunhos que assumimos empenhadamente.

O São João é, hoje, um equipamento cultural qualificado, polivalente, dinâmico, vivo, um espaço potenciador da criação, divulgação e produção cultural.

Situado no coração da vila de Palmela, o Cineteatro S. João é um edifício harmonioso e espaçoso, que se desenvolve em dois pisos e um terraço.

Constituído por uma Sala de Espetáculos (470 lugares, mais 10 lugares para pessoas com mobilidade condicionada), um Auditório, um bar, camarins, área de arrumos e de apoio ao palco, é servido por amplas zonas de estar e de circulação adaptáveis a espaço para exposições e ações de formação em diversas áreas artísticas.

Nos pormenores decorativos sente-se o propósito de reavivar as velhas facetas do artesanato local, dos portais em ferro aos gradeamentos das sacadas e arcadas, dos apliques aos lustres – sendo de destacar o enorme lustre da sala de espetáculos em ferro, forjado à mão.


 

Papel na vida cultural de Palmela

 
Durante vários anos, o Cineteatro São João desempenhou um papel de relevo na vida cultural de Palmela. Quando, em 1981, encerrou as suas portas ao público, todos se entristeceram com o facto de tão importante equipamento, implantado no coração da vila de Palmela, ficar completamente inativo.

Recusando esse “destino”, que alguns chegaram a temer como inevitável, a Câmara Municipal de Palmela adquiriu, em 1989, o Cineteatro São João com o objetivo de lhe devolver o seu papel de espaço cultural, colocado ao serviço da população do concelho.

Desde outubro de 1991, altura em que reabriu as suas portas, o Cineteatro São João não tem parado de multiplicar a sua atividade e de se afirmar como um importante recurso da comunidade, particularmente da comunidade educativa, dos artistas, dos criadores e dos projetos culturais locais.

É objetivo maior da Câmara Municipal de Palmela consolidar o Cineteatro S. João como uma infraestrutura qualificada, polivalente e dinâmica, potenciadora do aumento e da diversidade da oferta cultural, não apenas ao nível da divulgação mas, também, da criação e produção culturais.

O Cineteatro tem também um espaço multiusos onde se realizam exposições temporárias, atividades formativas e animações diversas. Tem ainda a possibilidade de ser convertido num pequeno auditório com capacidade para 50 a 60 pessoas.

Tem como Companhia residente a “Dançarte”.

Da atividade regular deste equipamento destacam-se o Fantasiarte (Projeto de Educação pela Arte), a Semana da Dança, a Festa do Sapateado e a Eleição da Rainha das Vindimas.

 

Concluído processo de classificação do Cineteatro S. João como Monumento de Interesse Público

Está concluído o processo de classificação do Cineteatro S. João, em Palmela, como Monumento de Interesse Público e a fixação da respetiva Zona Especial de Proteção (ZEP), que visa salvaguardar o seu enquadramento arquitetónico e a sua ligação visual com o tecido urbano próximo e, em especial, com o Largo de S. João. A portaria 740-BR/2012, de 13 de dezembro de 2012, que classifica o Cineteatro S. João, foi publicada em Diário da República a 24 de dezembro de 2012 (D.R. 2º série, n.º248 – www.patrimoniocultural.gov.pt).

Read More
Acesso a Deficientes
Acompanhamento de projeto
All Inclusive
Ar Condicionado
Banho turco
Buffet
Campo ténis
Centro de Fitness
Consultoria
Entrega ao Domicílio
Espaço para Crianças
Esplanada
Estacionamento
Golf
Grupos
Jacuzzi
Multibanco
Música ambiente
Não definido
Orçamentos gratuitos
Perfumes
Piscina
Piscina Interior
Sauna
Spa
SportTV
Take Away
Televisao
VISA
Wifi