Casa Ermelinda Freitas - CityZoom
Adega

Casa Ermelinda Freitas Cityzoom - Logotipo

Email
geral@ermelindafreitas.pt
Endereço
Rua Manuel João de Freitas, Fernando Pó, 2965-595 Águas de Moura, Portugal
Contacto
Contacto alt
O que procura?
Ermelinda Freitas, Moscatel, Portugal, Tradição, Vinhos
Estacionamento
Grupos
Multibanco

Casa Ermelinda Freitas: A família:

A empresa, iniciada em 1920 por Deonilde Freitas, continuada por Germana Freitas e mais tarde por Ermelinda Freitas, sempre dedicou especial atenção ao vinho. Pelo desaparecimento precoce do seu marido, Manuel João de Freitas, Ermelinda deu continuidade à empresa com colaboração da sua filha única, Leonor, que embora com formação fora da área vitivinícola, tomou a liderança da empresa reforçando assim a presença feminina na sua gestão.

Desde a primeira geração que esta casa aposta na qualidade das vinhas e dos vinhos, que inicialmente eram produzidos e vendidos a granel sem marca própria. Foi com a atual gestão que se deu a grande mudança de se criar marcas próprias. Assim, em 1997, iniciou-se um novo ciclo com o “Terras do Pó” tinto, primeiro vinho produzido e engarrafado da Casa Ermelinda Freitas.

 

Grandes Marcos:

Pelo trabalho desenvolvido, Leonor Freitas foi agraciada a 10 de Junho de 2009 com a comenda de Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial Classe do Mérito Agrícola Comendador por Sua Excelência o Presidente da República Aníbal Cavaco Silva.

GPS: N 38º 38′ 08″ W 8º 41′ 40″

 

Vinhas

Herdando 60 ha de vinhas de apenas duas castas: Castelão e Fernão Pires, situadas em Fernando Pó na região de Palmela, Leonor Freitas com o seu espírito inovador e diferenciador introduziu uma diversidade de castas como a Trincadeira, Touriga Nacional, Aragonês, Syrah, Alicante Bouschet, entre outras.

Sendo a Casa Ermelinda Freitas proprietária neste momento de 440 hectares de vinha, onde 60% são de Castelão, 30% de variedades tintas como Touriga Nacional, Trincadeira, Syrah, Aragonês, Alicante Bouschet, Touriga Franca, Merlot and Petit Verdot, e 10% de uvas brancas como Fernão Pires, Chardonnay, Arinto, Verdelho, Sauvignon Blanc e Moscatel de Setúbal.

Dada a localização privilegiada da exploração, nela são produzidos alguns dos melhores vinhos da região.

 

Vinificação

A adega, apetrechada com a mais moderna tecnologia, apresenta uma simbiose entre o moderno e o tradicional, integrando no mesmo edifício um conjunto de áreas que vão desde a produção ao estágio em barricas de carvalho e engarrafamento de vinhos, sendo a responsabilidade enológica deste projeto do Eng.º Jaime Quendera.

Tem capacidade para fermentação de 8 milhões de litros em cubas de inox com temperatura controlada.

 

Os Vinhos

Conheça os vinhos da Casa Ermelinda Freitas usando este link para o efeito.

 

Enoturismo – Visitas

A Casa Ermelinda Freitas disponibiliza visitas às vinhas e às instalações. Inclui prova de 5 vinhos acompanhada de produtos típicos da região, com a duração aproximada de 1h e 15min. Esta pode ser realizada em Português, Inglês e Francês com uma marcação prévia de pelo menos 2 dias.

A Casa Ermelinda Freitas tem estabelecido parcerias com agentes de turismo na região para a realização de visitas com preços previamente acordados.

 

Loja

Espaço de venda ao público onde pode provar vinhos e adquirir vinhos de venda exclusiva neste espaço.

Horário de Funcionamento:

Segunda a sexta: 09:00 às 13:00 e 14:00 às 18:00
Sábado: 10:00 às 13:00 e 14:00 às 18:30
Encerra aos domingos.

Ver mais
VER TODOS
CityZoom - A cidade em foco